A Mãe e o bebê

A relação mamãe-bebê é muito íntima e importante. A mãe vive uma espécie de estado psicológico e adquire uma capacidade particular para identificar as necessidades do bebê.

As interpretações dessas necessidades, buscando dar tranqüilidade e conforto para ele, transformam a mãe em um ambiente facilitador para o seu bebê

Esse ambiente tem grande importância para o desenvolvimento saudável do psiquismo do bebê. É nesta relação mãe/bebê que se dá o início da vida psíquica. É através desses cuidados, que a criança aprende a conhecer o ambiente.

É também nessa relação que a mamãe terá um importante papel: o de desiludir de forma progressiva, o seu bebê. Será esta desilusão que levará ele ao princípio da realidade. A mãe aos poucos vai fornecer ao bebê um fracasso gradual de sua fantasia onipotente de controle total e vai dando pistas para uma adaptação à realidade. Dessa forma, a função mental do bebê se desenvolve satisfatoriamente. Dá início, então, uma fase de dependência relativa. A criança começa a perceber a sua sujeição e, tolera melhor as faltas imediatas em suas necessidades. Não é uma tarefa fácil!!!

Por vezes, a nova mamãe sente-se frágil e precisa de ajuda para organizar seus sentimentos, emoções e ajudar seu bebê a desenvolver-se de forma saudável.

A psicoterapia pode ajudar!